sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Xarello (Xarel-lo)


Origem
uva branca espanhola, usada na produção de cavas em geral combinada com Parellada e Macabeo.

Regiões de produção
não se tem notícia de uso da Xarello fora da Catalunia (Espanha); nem de seu uso que não seja na elaboraçao de cavas -- o espumantre nobre espanhol DOC.

Características dos Vinhos
Não sem razão, a cava tem sabores e uma coloração palha intensa, as de elaboraçao mais longa puxando para o dourado ou topázio; borbulhas intensas e finas, com perfeito "perlage" (as pérolas que se formam na superficie do vinho na taça, devido ás pequenas bolhas que vão se desprendendo do líquido) os aromas denotam um frescor, que sinaliza uma certa acidez, e notas florais e frutas tropicais (carambola e cajú); na boca, o gás carbonico dissolvido explode para um paladar intenso de ameixas, passas brancas, tamaras e damascos. Uma delícia.
A cava tem sabores e coloração palha intensa; as de elaboraçao mais longa puxando para o dourado ou para topázio; borbulhas intensas e finas, com perfeito "perlage" (as pérolas que se formam na superficie do vinho na taça, devido ás pequenas bolhas que vão se desprendendo do líquido) os aromas denotam um frescor, que sinaliza uma certa acidez, e notas florais e frutas tropicais (carambola e cajú); na boca, o gás carbonico dissolvido explode para um paladar intenso de ameixas, passas brancas, tamaras e damascos.
Harmoniza-se muito bem com ocasiões especiais e festas nobres. São ótimas com entradas finas, canapés de salmão, caviar, trufas; e queijos especias, como camembert, brie, saint-paulin e, enfim, roquefort. Comida japonesa, sushi, sashimi, tempura, camarão, lagosta; peixes grelhados, truta, linguado, badejo, congro. E sobremesas não muito doces como apfel-strudel (torta folheada alemã de maça), ou torta de damascos e ameixas pretas. Enfim, bebe-se cava como champagne, do começo ao fim. De manhã, de tarde, á noite. Uma festa.
Harmonização
A cava harmoniza-se muito bem com ocasiões especiais e festas nobres. São ótimas com entradas finas, canapés de salmão, caviar, trufas e queijos especias, como camembert, brie, saint-paulin e, enfim, roquefort. Comida japonesa, sushi, sashimi, tempura, camarão, lagosta; peixes grelhados, truta, linguado, badejo, congro. E sobremesas não muito doces como apfel-strudel (torta folheada alemã de maça), ou torta de damascos e ameixas pretas. Enfim, bebe-se cava como champagne, do começo ao fim. E na manhã seguinte. Maravilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário