sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Tempranillo


Origem
A Tempranillo é a mais importante uva espanhola. Tem nomes diferentes em cada região onde é cultivada: na região de Rioja é conhecida como Tempranillo, em Ribera del Duero é chamada de Tinto Fino, no Penedés, região próxima a Barcelona, recebe o nome de Ull de Llebre; em Portugal, no Alentejo chama-se Aragonês, na região do Douro e no Dão, Tinta Roriz. È uma tradição do mundo do vinho, a mesma uva receber nomes diferentes conforme a região onde é plantada.

Considerada a melhor uva tinta espanhola; com ela são elaborados os ótimos vinhos da Rioja e da Ribeira Del Duero (ambas no norte da Espanha). Em Portugal é conhecida como Tinta Roriz no Douro, e Aragonês no Alentejo.
Regiões de produção
Na Espanha produz ótimos vinhos, sendo que merece destaque o famoso Vega Sicilia (Ribera del Duero). Já saiu do Velho Mundo, tem sido plantada no Novo Mundo, principalmente na América do Sul, produzindo bons vinhos varietais.
Estados Unidos, Argentina e sul da França, em Languedoc-Roussillon também possuem vinhedos de Tempranillo, porém em pequena escala. 
Características do Vinho
Na região da Rioja entra no blend de seus vinhos outras uvas, dentre elas a Garnacha (ou Grenache na França), pois, necessita do corte com outras variedades para compensar a carência de acidez e poder alcançar mais longevidade. os aromas da Tempranillo se encontram no meio do caminho entre os aromas da Cabernet Sauvignon e da Pinot Noir. Os aromas primários mais encontrados são: frutas vermelhas (morango, amora, e as berrys), frutas pretas (geléia de ameixa), herbáceos (louro e orégano), especiarias (noz-moscada), outros (terra molhada, estrada de terra e piso de madeira). Quando o vinho estagia em madeira, surgem novos aromas: caramelo, baunilha, tabacco, tostado, couro velho, manteiga e frutas secas.Na boca, a principal característica é a textura envolvente, macia, sedosa e aveludada; com acidez e álcool equilibrados em corpo médio; e taninos redondos. Os aromas de boca mais presentes são morango, herbáceos, terrosos e algum couro velho.
Harmonização
A Tempranillo é uma excelente casta para se degustar sozinha, não precisa de acompanhamento de comida. Porém, devido as suas extraordinárias características, também podemos compatibilizá-lo com inúmeros pratos. As principais combinações são: Cozinha do Norte da Espanha: Caças como Javali e Cervo; Carnes Grelhadas; Cordeiro com ervas (Carré, Paleta ou Pernil); Presuntos, Embutidos e carnes defumadas; Cozinha Indiana; Queijos de massa mole ou semi-dura (Brie).

Nenhum comentário:

Postar um comentário