quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Malvasia


Origem
Uva branca original do Mediterrâneo, com elevado teor de açúcar, hoje espalhada pelo mundo. Amplamente utilizada na produção de bons vinhos italianos e espanhóis (brancos, parte de tintos, e espumantes), e franceses (brancos do sul), e mesmo vinhos fortificados portugueses e italianos, como Porto, Marsala, e Madeira. Existe uma variedade Malvasia negra, utilizada na composição dos vinhos Chianti (DOC, Toscana).

Regiões de produção
Itália (toda, desde Piemonte até Sicilia); Espanha; Portugal (continente e Madeira);

Características dos Vinhos
Devido a seu elevado teor de açucar, a Malvasia pode produzir vinhos secos ou amabile; de qualquer modo, são sempre vinhos com bom corpo, aromas frutados, e sabor pleno aromático, reproduzindo as frutas dos aromas. No caso dos vinhos fortificados pode durar uma eternidade...

Harmonização
No caso de vinhos naturais, vai bem com entradas e peixes claros, com molhos de ervas ou aspargos; champignons frescos e queijos amarelos ou cabra, serão sempre um bom acompanhamento. No caso de fortificados, os mais doces como fim de refeiçao, como Porto ou Madeira; e os secos como aperitivo, acompanhado de uma anchova (aliche) no azeite, e torradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário