sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Vernaccia


Origem
Itália, região da Toscana. Trata-se de uma uva leve e saborosa, mas que se bem plantada e colhida pode chegar a ser duradoura, aprimorando-se com o tempo. É de cor palha citrino, com boa intensidade; apresenta aroma intenso, caraterizado por notas florais (flores do campo) e capim cidreiro, denotando ares mediterraneos próximos; no paladar é firme, simples mas polida, com boa textura e fácil de beber. Essas caracteristicas acentuam-se e evoluem para um bouquet mais intenso nos vinhos reserva e com mais tempo de guarda.

Regiões de produção
como a maioria das uvas italianas, permanece na Itália. Produz vinhos bons e excelentes nas proximidades de Siena e San Gimigniano. Digno de nota é o Vernaccia DOC San Gimignano Santa Chiara. Hoje são produzidos com até 15% de Chardonnay, para melhorar corpo e acidez.

Características dos Vinhos
conforme está caracterizada, apresenta aroma intenso, marcado por notas florais (flores do campo) e capim cidreiro, denotando ares mediterraneos próximos; no paladar é firme, simples mas polida, com boa textura e fácil de beber. Os "modelos" Santa Chiara e Riserva apresentam uma acidez mais equilibrada e uma suavidade que requerem mais atenção e cuidado para serem apreciados.

Harmonização
como outros bons brancos, acompanha bem (ou é bem acompanhada por) peixes grelhados ou mesmo defumados, queijos brancos, pasta sciutta al gamberi, spaghetti al vongoli; ou dando uma guinada, saladas verdes com maças, ervas e queijos finos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário