sexta-feira, 6 de novembro de 2009

MOËT & CHANDON


A casa MOËT & CHANDON foi fundada por Claude Moët em Epernay, região de Champagne, na França no ano de 1743. No século 19 seu neto, Jean-Rémy Moët, contribuiu para a expansão e crescimento da marca em mercados estrangeiros. Jean passou o negócio para seu filho e seu cunhado, Pierre Gabriel Chandon, vindo daí a origem do nome MOËT & CHANDON. Em 1750 ingressou no mercado inglês, 1755 na Alemanha, 1761 na Espanha, 1762 na Rússia e 1787 na América. Em 1801, ao ser eleito prefeito de Epernay, Jean-Rémy Moët decidiu que as pessoas importantes que eventualmente cruzassem a região de Champagne, a 150 quilômetros de Paris, deveriam se hospedar em sua propriedade. Com isso, o consumo da bebida aumentou significativamente.
A marca atual nasceu em 1833, quando Victor Moët e seu genro, Pierre-Gabriel Chandon de Brialles, formaram uma sociedade. No ano de 1856 as designações “Dry” e “Sec” começaram a aparecer nos rótulos das bebidas. No ano de 1863, em homenagem a Napoleão Bonaprte, a designação “Impérial” começou a ser utilizada. No ano de 1869, em comemoração ao 100 anos do nascimento de Napoleão Bonaparte, foi lançado o primeiro carregamento da champagne MOËT & CHANDON Brut Impérial, que passou a ser impressa no rótulo na década seguinte. Em 1891 foi inaugurado o famoso restaurante Maxim’s em Paris e a champagne MOËT & CHANDON se tornou a mais popular do estabelecimento. Em 1943 foi lançada a champagne “Dry Impérial” para comemorara a entrada do terceiro século de vida da empresa. Em 1968 a marca começou sua expansão nos Estados Unidos. Em 1986 foi lançada a campanha “Moët, the champagne of winners” para comemorar os 20 anos de presença na Fórmula One (a champagne estava na categoria desde 1966). Em 1995 a empresa lançou no mercado três novas champagnes, a Brut 1er Cru, Brut Rosé Réserve Impériale e a Nectar Impérial.

O Valor
Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca MOËT & CHANDON está avaliada em US$ 2.86 bilhões, ocupando a posição de número 89 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

Curiosidade
• Atualmente a empresa destina 80% de sua produção para a exportação, sendo a champagne mais vendida do mundo.


 
Em 1973, a Maison Möet et Chandon decide apostar no potencial vinicula do Brasil e inauguara a Chandon em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. O investimento cresce e se consolida. Atualmente a empresa é lider absoluta no segmento de vinhos espumantes naturais de luxo.
Além do Brasil, a Chando também é produzida na Australia, California e Argentina, sendo estas quatro subsidiárias especializadas em espumantes naturais da Möet Hennessy, a divisão de vinhos e destilados do grupo frances LVMH ( Möet Hennessy Louis Vuiton).Indicação: 
A Maison Moët & Chandon aconselha que o champagne seja servido em uma taça flûte transparente, seca e não mergulhada no gelo picado e a temperatura ideal de consumo está entre 6° e 8° C.
  • Saiba um pouco mais sobre este Champagne:
    A história da mais importante das Maisons da região de Champagne, na França, começou em 1743, quando Claude Moët, descendente de uma tradicional família passou a dedicar-se exclusivamente à produção e à venda de seus vinhos.
    Desde a sua criação, o champagne Moët & Chandon mereceu a preferência dos grandes: fornecedor das atuais cortes reais européias (Inglaterra, Bélgica, Holanda, Dinamarca e Suécia e também da Corte Pontifical) foi justamente entre os soberanos e os aristocratas que o mais célebre dos vinhos iniciou sua cintilante carreira. O filho e os descendentes de Claude Moët contava entre seus clientes a Madame de Pompadour, Napoleão I, Alexandre I, Duque de Wellington dentre muitas outras personalidades. Símbolo da tradição e, acima de tudo, da excelência, honra com sua elegância não só as cerimônias reais, mas também os grandes acontecimentos da moda (Fashion Weeks internacionais) e gastronômicos.

    Notas de degustação do Champagne Moët & Chandon Brut Impérial:


  • Cor: amarelo pálido, ligeiramente âmbar. Espuma leve e persistente.
  • Aroma: delicado toque de tília e flor de videira
  • Paladar: Grande amplidão no paladar, final discreto.
  • Composição: de 20 a 30% e Chardonnay - de 30 a 40% Pinot Noir e de 30 a 40% Pinot Meunier.
  • Envelhecimento: de 2 a 5 anos.
  • Conselhos de consumo: essencialmente vinho aperitivo. Acompanha peixes e crustáceos.

Chandon Brut Rosé tem um lugar único no mundo do vinho espumante. Normalmente produzido em pequenas quantidades, que capta uma abundante riqueza de frutas e sabores. Possui cor vibrante e sabores que caracterizam este vinho festivo. Aromas de ameixa, morango e notas de maçã vermelha madura. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, carnes de aves, como peru, ou para um toque festivo, em um entretenimento ao ar livre.
uvas: 57% Pinot Noir, 32% Chardonnay, 8% Pinot Blanc, 3% Pinot Meunier. 

Espumante Chandon Reserve Brut. A cor amarelo-esverdeada, a espuma abundante e persistente e o perlage de borbulhas finas, ativas e numerosas, caracterizam esse clássico assemblage das variedades Chardonnay, Pinnot Noir e Riesling Itálico. O aroma revela sutilezas florais e frutadas. A primeira impressão ao paladar é uma acidez equilibrada, seguida de nítida sensação de redondeza e frescor. Por fim, são percebidas notas de frutas secas e cítricas com uma persistência média. Graduação alcoólica 11%vol. Conteúdo 750ml, vidro. Espumante Nacional.
 

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