sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Traminer




Origem
Traminer é uva antiga, da qual não se sabe a origem. O nome vem da cidade de Tramin, no Tirol do Sul. Dela vem a Gewürztraminer a qual é mais aromática. As análises genéticas demonstraram que essa uva é um híbrido de uvas selvagens (Vitis vinifera silvestris), da qual advieram a Pinot Noir, Silvaner, Veltline e Sauvignon Blanc. A Riesling pertence a outra variação das Burgund, de uma segunda geração de cruzamento. Ou seja, a Traminer é quase que seu avô. Até a Cabernet Sauvignon herdou gens da traminer.
Há variações da Traminer: na Romênia, seu nome é Rusa, na Hungria, é Tramini, na Eslovênia é Traminac, na Suíça é Païen e na Alemanha, é Klävner. Isso ocorreu porque essa uva é propensa a mutações. Os experts franceses classificam 3 tipos básicos: 1. Traminer vermelha, com uvas escuras, 2. Gewürztraminer com uvas vermelho-claras 3. Traminer branca ou amarela, com uvas verde-amareladas, da qual é produzido o Vin Jaune. Nos demais países, a terceira classe é quase desconhecida.

Regiões de produção
É uma uva cultivada em muitas regiões, principalmente na Alsacia (França) e nas regiões do Rhein e Pfalz (Alemanha), mas também na Austria, Itália (Alto Adige), Nova Zelândia, Austrália, Chile, Estados Unidos e alguma coisa por aqui, no Brasil. É, no entanto, na Alsácia que se encontra a maior área plantada com cerca de 3.000 hectares, de acordo com Oz Clarke em seu livro “Grapes & Wines”. Conforme amadurecem, ganham uma cor mais rosada.
Características do Vinho
Os vinhos da uva Traminer são de amarelo-esverdeado a amarelo-ouro, podendo ter uma nuance rosa. Todos têm aroma de rosas, algumas vezes, são amargos. O mais intensivo é o Gewürztraminer. Todos possuem alto teor de álcool. Essa uva também pode ser encontrada na Argentina, Nova Zelãndia e Estados Unidos. 
Harmonização
Crustáceos, salmão defumado,porco,queijos leves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário