domingo, 8 de novembro de 2009

Bairrada-DOC - Portugal


Já no Séc. XIX, osJá no Séc. XIX, os viajantes paravam nesta região para comerem o famoso leitão e beberem os seus afamados vinhos.
A designação DOC Bairrada pode ser utilizada em Vinhos Brancos, Tintos, Rosados e Espumantes e em Aguardentes Bagaceiras.


Com um clima mediterrânico/atlântico, caracterizado por Verões com dias quentes e noites frescas, a Bairrada, país das uvas, das vinhas e de grandes vinhos, é uma região de colinas suaves, soalheiras e barrentas, cujos limites naturais são os areais da orla marítima e as serras do Buçaco (Bussaco-Bos Sacrum dos romanos) e a do Caramulo.

A região é formada por solos de constituição mineral de diferentes épocas geológicas onde predominam os terrenos pobres, que variam desde os arenosos aos argilosos, encontrando-se também os franco-arenosos. A vinha é cultivada predominantemente em solos de natureza argilosa e argilo-calcária.ntes paravam nesta região para comerem o famoso leitão e beberem os seus afamados vinhos.

Campo Largo
Região de terras planas e férteis e de clima suave influenciado pela proximidade do oceano Atlântico, a Bairrada estende-se desde as faldas das serras do Caramulo e do Buçaco até às areias e dunas do litoral. De grandes e remotas tradições na cultura da vinha, a Bairrada é terra de muitos e bons vinhos, feitos com castas de alta qualidade, como são os casos da Baga, nos vinhos tintos, e da Bical, nos brancos. 

Mas a região tem outros argumentos fortes. Alberga a mais carismática universidade portuguesa, a de Coimbra, e, em Aveiro, um dos pólos universitários que estão a ajudar Portugal a afirmar-se na área das novas tecnologias.

 Núcleos urbanos de grande carácter, como Coimbra ou Aveiro, praias como a Costa Nova, Mira ou Figueira da Foz, as termas do Luso e da Curia, as ruínas romanas de Conimbriga ou o luxuoso Palace Hotel do Buçaco, onde se podem degustar alguns extraordinários vinhos da região, são pretextos mais do que suficientes para justificar uma visita. 

E passar pela Bairrada sem provar o seu famoso leitão assado, com grande concentração de oferta na zona da Mealhada, é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa…

A designação DOC Bairrada pode ser utilizada em Vinhos Brancos, Tintos, Rosados e Espumantes e em Aguardentes Bagaceiras.

Com um clima mediterrânico/atlântico, caracterizado por Verões com dias quentes e noites frescas, a Bairrada, país das uvas, das vinhas e de grandes vinhos, é uma região de colinas suaves, soalheiras e barrentas, cujos limites naturais são os areais da orla marítima e as serras do Buçaco (Bussaco-Bos Sacrum dos romanos) e a do Caramulo.

A região é formada por solos de constituição mineral de diferentes épocas geológicas onde predominam os terrenos pobres, que variam desde os arenosos aos argilosos, encontrando-se também os franco-arenosos.

A vinha é cultivada predominantemente em solos de natureza argilosa e argilo-calcária.

ÁREA GEOGRÁFICA:
A área geográfica correspondente à Denominação de Origem "Bairrada" abrange os concelhos de Anadia, Mealhada, Oliveira do Bairro, Águeda (freguesias de Aguada de Baixo, Aguada de Cima, Águeda, Barrô, Belazaima do Chão, Borralha, Espinhel, Fermentelos, Óis da Ribeira, Recardães e Valongo do Vouga), Aveiro (freguesia de Nariz), Cantanhede (freguesias de Ançã, Bolho, Cadima, Camarneira, Cantanhede, Cordinhã, Corticeiro de Cima, Covões, Febres, Murtede, Ourentã, Outil, Pocariça, Portunhos, Sanguinheira, São Caetano, Sepins e Vilamar), Coimbra (freguesias de Botão, Souselas, Torre de Vilela, Trouxemil e Vil de Matos) e Vagos (freguesias de Covão do Lobo, Ouca, Santa Catarina e Sosa).




De solo calcário, a região de Beiras também produz bons espumantes, que valem a pena ser conhecidos.


Principais uvas
Tintas: baga (principal), castelão, moreto, tinta pinheira, alfrocheiro preto, bastardo e jaen
Brancas: maria gomes, bical, arinto, sercial, serciarinho e rabo-de-ovelha.




CASTAS RECOMENDADAS:
Vinhos Tintos:
Alfrocheiro *, Baga *, Camarate *, Castelão (Periquita 1 )*, Jaen* e Touriga Nacional*, devendo estas representar, em conjunto ou separadamente, no mínimo, 85% do encepamento, não podendo a casta Baga representar menos de 50%;


Aragonês (Tinta Roriz), Bastardo, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Rufete, Syrah, Tinta Barroca, Tinto Cão e Touriga Franca.


Vinhos Brancos:
Arinto (Pedernã), Bical, Cercial, Chardonnay, Fernão Pires (Maria Gomes), Pinot Banc Rabo de Ovelha, Sauvignon, Sercealinho, Verdelho.
*Castas a utilizar na elaboração do vinho tinto com direito à menção

«Clássico».
1 – Apenas na rotulagem conforme ponto 1-A do Artigo 17º do Reg. (CEE) nº 3 201/90, com a redacção do Reg. (CE) Nº 609/97

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS:

Vinhos Tintos:
Cor granada a rubi, tomando nuances acastanhadas com o envelhecimento, com aroma frutado quando novos, evoluindo com a idade para aromas mais complexos (bouquet), de sabor harmonioso onde sobressai a sua sólida estrutura.


Vinhos Brancos:
Cor citrina carregada, por vezes com reflexos esverdeados, de aroma frutado quando novos, que evoluem para uma nota resinosa quando envelhecidos, de sabor harmonioso, fresco e persistente.


Vinhos Rosados:
A cor vai do alanranjado ao avermelhado. De aroma frutado, revelando as castas donde provêm, notando-se em particular a tipicidade da casta Baga. A acidez é moderadamente elevada, deixando grande frescura na boca.


Espumantes:
Produzidos pelo método clássico ou de fermentação em garrafa poderão ser, quanto ao grau de doçura, Brutos, Secos ou Meio-Secos, pertencendo a sua maioria à classe Bruto.Os mais jovens apresentam aromas florais ou frutados, enquanto os mais velhos denotam aromas provenientes do contacto mais ou menos prolongado com as borras da segunda fermentação.




Os indicados pelo Jure Veja Lisboa
Brancos
(até 15 euros)
• Campolargo Arinto

• Primavera Arinto 2004

• Quinta das Bágeiras 2002, Garrafeira 2001

• Quinta de Baixo Reserva

• Primavera

(acima de 15 euros)
• Vinha Formal 2004



Tintos
(até 15 euros)
• Império Reserva 2001

• Quinta das Baceladas

• Quinta das Bágeiras Reserva

• Quinta do Valdoeiro Syrah
• Sidónio de Sousa


(acima de 15 euros)
• Diga

• Quinta das Bágeiras Garrafeira 2003

• Quinta da Dôna

• Quinta de Foz de Arouce Vinhas

• Velhas de Santa Maria 2003

• Quinta do Ribeirinho Pé Franco


Nenhum comentário:

Postar um comentário