sábado, 7 de novembro de 2009

Krug


A França é reconhecida pelo seu glamour, encanto e por seus vinhos. Sem fugir ao roteiro, o melhor champanhe do mundo também é proveniente deste charmoso país. O Krug Clos du Mesnil é a bebida da classe com maior prestígio internacional. Aqui no Brasil, são poucos os lugares em que é possível encontrar uma garrafa de tamanha importância. Não só pelo status, mas também pelo valor não tão doce, uma safra especial de 1990 custa R$ 3.700,00. Mas, se não quiser gastar tanto, pode adquirir um vintage de 1996, por R$ 1.200,00.


Em 1843, Johann-Joseph Krug, que era de origem alemã, começou a produzir sua própria bebida para encontrar um sabor completamente diferente do que já existia no mercado. Desde então, já são seis gerações que honram a idéia inicial e expandem gradativamente a produção. Rémi Krug é o atual presidente da maison auxiliado pelo irmão Henri Krug.



O Clos du Mesnil pertence ao Grand Cru du Mesnil, um dos 17 grandes espaços de vinhedo da cidade de Champagne, na França. Os Krugs compraram este local em 1971, como parte de um total de seis hectares de vinhedos excelentes. Porém, quando o visitaram pela primeira vez, puderam descobrir que se tratava de um vinhedo de 1.85 hectares, que existe desde 1698, como mostra uma chapa encontrada em uma de suas paredes.

Produção

Este espumante é o único elaborado com uvas Chardonnay, que é a uva branca que faz parte da composição do champanhe, além das Pinot Noir e Pinot Meunier, que são as uvas tintas e verdes, tudo isso de um único vinhedo datado, ou seja, são frutas de uma mesma colheita histórica. Diferente de todas as outras produções que utilizam uvas variadas.


A seleção da uva é criteriosa, o vinho passa por um estágio em barris pequenos do carvalho, e depois em barris de parrica (esse é um diferencial). Em seguida, passam por anos de envelhecimento nas adegas, até chegar à fermentação e sedimentação ideal. O resultado é um gosto que seja imediatamente identificável e totalmente inesquecível.


O champanhe Krug é feito para provocar reações e sensações únicas ao ser degustado. O enófilo e sommelier Agnaldo Záckia Albert, que recentemente lançou um livro sobre espumantes pelo mundo, o enquadra entre os melhores. "O Clos du Mesnil é realmente diferenciado. Já provei milhares de espumantes, mas posso garantir que ele está, no mínimo, entre os três melhores", revela. 


Depois do raro champagne Krug Clos Du Mesnil - produzido de uma única uva e o uma única safra, e apresentado mais de duas décadas atrás - a renomada marca Maison Krug apresenta outro excepcional champagne, o Krug Clos d'Ambonnay. Produzida de elegantes uvas Pinot Noir do vilarejo de Ambonnay, a bebida é proveniente de um dos mais apreciados terroirs da marca, e já é uma estrela no mundo dos champagnes. 

O vinhedo de onde foram colhidas as uvas que deram origem a esse raríssimos champagne se estende por apenas 0,685 hectares, na curva sudeste da Montanha de Reims. Krug levou a esse terroir singular os melhores profissionais e artesãos para transformarem o lugar em um tesouro. A primeira colheita aconteceu em 1º de outubro de 1995, um ano ensolarado que transformou o sabor das uvas, tornando-as ainda mais especiais. Para obter essa bebida de intensa coloração cobre-dourada, três membros da família Krug trabalharam juntos, Henri Krug, Remi Krug e Olivie Krug, uma reunião muito importante de mestres no assunto, para produzir um verdadeiro néctar.


Considerado o mais raro dos Krugs, o champagne d'Ambonnay teve sua primeira fermentação realizada em pequenos barris de carvalho, de acordo com a lendária técnica da Maison. Depois de ficar envelhecendo secretamente por 12 anos, a bebida atingiu sua maturidade e perfeição, aliando substância e caráter a muita fineza, no olfato. Frescor, corpo amplo e maduro com harmonia de brioche, amêndoas grelhadas, especiarias glaçadas e frutas vermelhas, fazem da bebida única ao paladar. O fim elegante atesta que o champagne é uma das obras primas do segmento, com a qualidade e a sofisticação características da Krug, que foi fundada em 1843, e é considerada até hoje uma das principais casas de champagne de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário