quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mourvèdre



Origem
importante uva tinta do sudeste e sul da França (Côtes-du-Rhône [CdR], Provence e Languedoc). Uma das uvas componentes do famoso Château-Neuf-du-Pape. Na Espanha é conhecida como monastrell.

Regiões de produção
Além do sucesso que faz no sul e sudeste da França, a mourvedre tem tido bons resultados na Australia e África do Sul. Sempre em combinaçao com a cinsault, syrah (shiraz) e grenache, em diferentes proporções, resultando no clássico corte CdR.

Características dos Vinhos
Mourvedre apresenta uma cor vermelho ameixa profundo, com aromas intensos de muito caráter a frutas vermelhas, cerejas, com notas florais e minerais. Em boca apresenta entrada suave com volume e concentração, taninos suaves e elegantes que se harmonizam muito bem com a madeira.
Harmonização
com as características que foram assinaladas, vê-se que acompanham bem carnes e risotos, pratos com funghi e champignons, queijos e fondues. Poderão acompanhar também pratos de feijão vermelho com linguiça, ou mesmo um tutu a mineira, arroz carreteiro e couve refogada (com leve toque de alho).Este vinho se potencializa servido com paletas de cordeiro com menta, ravioli, risoto al funghi e paella mista (frango, porco e mariscos).Temperatura ideal para servir:
18º


Nenhum comentário:

Postar um comentário