Um vinho branco, de graduação alcoólica muito baixa, produzido na região de Charente, sudeste da França, era muito apreciado na Grã-Bretanha e nos paises escandinavos. Devido á rapidez com que se deteriorava (por ser muito delicado), e às altas taxas que o governo francês aplicava à bebidas exportadas, alguns vinicultores resolveram destilar uma parte do vinho. Uma parte do álcool obtido na destilação, acabou envelhecendo em barris de carvalho (não há dados históricos que expliquem porquê isso aconteceu). Dessa bebida, que com o passar do tempo adquiriu uma cor caramelo , nasceu o conhaque, assim chamado, porque as melhores marcas são produzidas, justamente em Cognac, uma das cidades de Charente.
° O conhaque é destilado em alambiques, e envelhecido por dois anos, no mínimo, em túneis de carvalho, mas a maioria dos grandes conhaques é envelhecida, no mínimo, por três anos.
° O conhaque deve ser servido à temperatura ambiente e em cálices bojudos, para facilitar o contato com a palma das mãos, e permitir um leve aquecimento, propiciando o desprendimento dos aromas da bebida.
° É uma bebida que pode ser servida em Happy Hour, após uma refeição (com o café)...
Algumas marcas de conhaque:
(Conhaque envelhecido por mais de 4 anos e meio, que contém no rótulo as iniciais VSOP, Very Sepcial Old Pale (Brandy velho muito especial), reminiscência do antigo comércio com a Inglaterra)
° Courvoisier
° Hennessy
° Martell Medaillon
Nenhum comentário:
Postar um comentário